Liberdade em Cristo



Liberdade em Cristo
Cynthia Heald
Texto base – Gálatas 5. 1 a 15

Tenho ouvido falar de escravos que receberam a liberdade com a Proclamação da Emancipação, mas que preferiram continuar vivendo na escravidão. Para eles, a liberdade era uma coisa assustadora e desconhecida. Penso nos isralelitas que foram libertos da escravidão do Egito, mas tinham saudade do alimento que recebiam enquanto eram cativos (Êxodo 16.3; Números 11.5). Eles estavam querendo voltar a ser escravos apenas para satisfazer o seu apetite.

A liberdade pode ser assustadora, e pode parecer que estamos na realidade sacrificando a “boa vida” quando somos libertos por Cristo. Para entender realmente o peso do pecado e do ego, precisamos começar a captar a preciosidade de nossa liberdade em Cristo. Esta compreensão é um processo contínuo para mim. Desisto da minha liberdade quando insisto em ficar no controle, exigindo minha felicidade pessoal e construindo muros de proteção. Todo esse comportamento parece correto e confortável, mas no final se transforma em fardo pesado.

Deus explicitamente nos chama para “desistirmos” destes embaraços (Hb 12. 1 e 2), derrotando o  “velho eu”. Acho que, mais que tudo, isso significa captar a verdade de que tenho o poder de deixar de lado esses obstáculos. Não tenho de ser escrava do pecado, de mi mesma ou dos outros para me sentir bem a meu próprio respeito. Não preciso de que o mundo me diga o que me faz feliz. A verdadeira liberdade é perceber que, sem Cristo, não sou livre. Se eu realmente desejo experimentar esta “vivacidade aumentada”, então vou jogar fora tudo o que me impede de estar verdadeiramente viva.
_______________________________________________________
Leituras adicionais: Êxodo 16.3; João 8. 32 a 36; Romanos 8.2


Comentários

Postagens mais visitadas