Controle


Disse Jesus: “Venham a mim, todos os que estão cansados e
sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.” – Mt 11.28


Você se considera uma pessoa controladora?
Eu sim, tenho que admitir que durante por muito tempo em minha vida eu tentei controlar tudo, mas claro que não conseguia. Custei a entender que eu não tinha o controle, pura negação, mas Deus foi gracioso comigo me revelando o quanto eu era controladora.
Confesso que ainda tenho “surtos” de querer controlar tudo, mas o fato é que tentar controlar todas as coisas é muito cansativo, faz a pessoa assumir um lugar que não é dela, o de Deus; faz a pessoa viver a vida da outra pessoa, mesmo que seja inconsciente ou com boas intenções. A sensação do controle traz uma idéia de que a pessoa pode e sabe fazer todas as coisas. Isso não é uma capacitação humana, mas sim divina.

“O controle pode acontecer por diversos fatores e se manifestar de diversas formas. Começa com a necessidade de querer saber de tudo o que as pessoas fazem,... Ou ainda, além de querer saber, desejam e verbalizam que o que o outro fez, não é correto. Tentam impor, às vezes sutilmente, outras vezes de forma mais agressiva, seu próprio jeito de pensar, fazer e ser. Tudo com o pretexto, é claro, que é para o próprio bem do outro. O controlador tem o desejo, muitas vezes inconsciente, que só ele sabe o melhor caminho, o que é certo. As pessoas que tendem a controlar, mais uma vez inconscientemente, exige um enorme retorno. Esperam ser notadas, admiradas e amadas por tudo aquilo que se sacrificaram, fizeram e principalmente, por tudo aquilo que deixaram de fazer. Quando seus esforços, conselhos, não são aceitos ou reconhecidos, se sentem incapazes, exauridas, raivosas, o que explica muitas vezes um comportamento agressivo.” (Psicóloga - Dra. Rosemeire Zago)

O controle tende a ocultar a verdadeira identidade da pessoa, perdendo-se dentro de si mesma. Está cansado disso? Se entregue a Cristo Jesus, o único Poder Superior e receba o descanso que tanto precisa.

O controle pode ficar na mão de quem deve ficar – Deus! Para isso é importante admitir a incapacidade humana e pedir ajuda. A bíblia diz: "...Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes." - Tg 4.6 – NVI

Eliane

Comentários

  1. Texto maravilhoso!
    Se me permites,irei repostar em meu blog.
    Qualquer objeção,me comunique ok?!
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas