Compulsão


Compulsão – Você sofre disso?


Talvez você já tenha ouvido falar sobre compulsão ou mesmo tenha identificado que você é uma pessoa compulsiva, mas afinal, o que é compulsão e como ela se desenvolve?
Compulsão pode ser definida como: “impulso muito forte e até irresistível que leva o indivíduo a fazer algo que lhe parece indesejável, errado ou fora dos limites da razão e que se repete de maneira perseverante, objetivando evitar a angústia”. A compulsão é caracterizada por um ato, sendo diferente de uma obsessão que é caracterizada por uma idéia.
Você sofre uma dor, uma aflição, angustia algo que o oprime de tal forma que você se dispõe a fazer qualquer coisa para aliviar a essa dor. Você está deprimido? As coisas estão indo mal em casa? Você está estressado no trabalho? E assim vai, são diversas as situações de opressão que o cercam e você é convidado por si mesmo a buscar um alívio.
Entenda alívio como qualquer coisa que você faz para diminuir a sua dor, pode ser o ato de: ingerir álcool, drogas, realizar diversas atividades (ativismo), trabalho em excesso, ginástica em excesso, comida, sexo, pornografia, relacionamentos dependentes, ajudar os outros, uso da internet, maledicência, roer unhas, mania de limpeza, criticar os outros e assim a lista pode ser muito maior, basta você acrescentar o que vier a sua mente.
Nessa busca você pode encontrar um alívio temporário que funcione como um anestésico e quando o efeito passar, você é impulsionado a buscar o alívio novamente, no início você acredita que detêm o domínio sobre o ato que pratica e que pode parar quando quiser e ai exatamente que você fica preso ao círculo vicioso, você pode algumas vezes perceber que o excesso não é saudável, mas não consegue ficar sem o alívio. O ato de buscar o alívio se torna irresistível a você, com certeza a compulsão já se instalou em sua vida.
Após um tempo você irá se dar conta das conseqüências negativas do seu ato, talvez você tenha perdido o contato com a realidade, talvez você não consiga mais se relacionar com as pessoas, perdeu o controle financeiro, perdeu o emprego, reprovou na escola, ou mesmo quando consegue manter as aparências de uma vida que “funciona”, vive na verdade uma vida de duplicidade, cheio de hipocrisia e falsidade. O resultado disso é muita vergonha, sentimento de culpa enorme, baixa-estima com pouco senso de valor e significado. Você se sente cada vez mais sujo e indigno de viver. Esse resultado afunda você cada vez mais na compulsão.
É tempo de dar um basta! Pare! Você já se castigou por tempo demais.
Admita sua compulsão, seja ela qual for, apresente-se em oração diante de Deus e confesse o que tem feito. Busque ajuda num grupo de apoio. Identifique a causa dos problemas em sua vida, se interno ou externo. Seja dono de você mesmo!
Você terá sua vida restaurada, com plena saúde!
Participe do Celebrando a Recuperação, todas as sextas-feiras as 19h30 nas dependências da Primeira Igreja Batista em Jacareí. Av Avarei 4


Comentários

Postagens mais visitadas