O que fazer numa situação de conflito?


“Falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo, que é a cabeça. E ele quem faz com que o corpo todo fique bem ajustado e todas as partes fiquem ligadas entre si por meio da união de todas elas.” Efésios 4. 15 e 16 NTLH

Você já enfrentou uma situação de conflito? Com certeza sim!

No processo de recuperação será muito comum: situações de conflito. “A recuperação pode significar algo como crescer de novo.” E nesse crescimento o objetivo é ser sempre verdadeiro. Crescer irá causar dor, alguns desconfortos ao longo do processo aparecerão. Porém não é necessário adotarmos nossas antigas formas de resolver conflitos que levam ao distanciamento e ao isolamento nos relacionamentos, como forma de vingança ou punição à pessoa que não concorda com sua opinião.

Em meu processo de recuperação o enfrentamento de conflitos representa sempre um desafio. Adotei o princípio da autenticidade como valor em minha vida e sempre quero expressar a verdade que está em mim, mas confesso que às vezes ao me expressar ainda não sou tão mansa. No início eu ouvia constantemente a expressão: “Você é autêntica demais!” e muitos relacionamentos ainda eram extremamente dolorosos.

Em particular um líder meu me chamou a atenção para esse texto e muito me ajudou. O versículo de Efésios: “Falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo,...” Falar a verdade em amor significa que eu não preciso acusar ou atacar a pessoa, mas posso falar como eu me sinto, assumindo a responsabilidade pelos meus sentimentos e pensamentos e atacar ao problema. Ter opiniões diferentes dos outros não é errado, agir de forma diferente também não, é preciso aprender nessa fase de crescer de novo a separar opiniões e jeito de ser da pessoa com qual se relaciona do conflito em si. Relacionamentos não são jogos, são relacionamentos e pressupõem aceitação do outro como ele é. Deus age assim comigo e Cristo Jesus, meu Poder Superior, é o maior exemplo disso.

Da próxima vez que você passar por uma situação de conflito, pense nesse texto antes de reagir e aja conforme a verdade da palavra de Deus.

Que Deus ajude a mim e a você também, com certeza esse é um desafio em minha recuperação!

Boa Semana!

Comentários

  1. nossa Eliane pq não li antes este texto acabei de agir com ira diante de uma situação oh meu Deus mas nunca é tarde obrigada Que Deus te abençoe sempre ! patricia dias

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas