Codependência – Você sabe o que é isso?


Codependência é uma síndrome emocional, onde uma pessoa está sempre em busca, muitas vezes de forma perversa e autodestrutiva, de preencher o terrível vazio emocional da sua vida.
A pessoa codependente sofre com uma baixa auto-estima, incapaz de impor limites, deseja desesperadamente se livrar do vazio que existente dentro de si e para isso busca realização em outra pessoa. Seu valor e senso de quem é, depende do que os outros pensam a seu respeito e no afã de ter isso resolvido se dedica a controlar as outras pessoas, usando de jogos de poder e manipulação para que com a falsa sensação de dominação, sinta-se preenchida.
Todo codependente é emocionalmente dependente dos outros, não gosta e não quer enfrentar sua própria realidade, por isso se envolve de tal forma com os problemas dos outros e passa a negar a existência dos seus próprios problemas. O codependente acredita que é responsável pela felicidade dos outros. Isso faz com que a vida de um codependente seja marcada pela ilusão, sofrimento, ansiedade e muita angústia, o que leva o codependente a desenvolver diversas compulsões afim de aliviar sua dores emocionais.
A negação é a grande dificuldade para a recuperação de um codependente. Primeiro ele precisa reconhecer que precisa mudar o seu modo de vida e admitir a existência dos seus problemas. Coincidentemente este é o primeiro passo no Celebrando a Recuperação: parar de negar sua dor e admitir que precisa de ajuda.
Se você se identificou de alguma forma como um codependente, creia há solução para a sua síndrome.
Saia da negação. Pare de negar seus problemas. Reconheça que o vazio existente em sua vida será satisfeito apenas em Deus. Ore e peça direção a Deus como proceder para realizar mudanças, você precisa de equilíbrio físico, emocional, mental e espiritual.
Busque ajuda. Participe do grupo de apoio do Celebrando a Recuperação para codependentes. Todas as sextas-feiras, as 19h30 nas dependências da Primeira Igreja Batista em Jacareí

Comentários

Postagens mais visitadas