Cansada e Incapaz X Plena e em Paz



Quando me sinto pressionada tenho a sensação que eu sou incapaz, incompetente e que não sei fazer nada certo!

Sinto culpa porque acho que tenho que dar conta de fazer muitas coisas, acho que as pessoas estão esperando isso de mim. Fico triste, sinto que decepcionei algumas pessoas. Acho que elas estão bravas ou que não querem mais saber de mim.

Às vezes, penso que se eu fizer tudo certo, sem erros, atendendo as expectativas de algumas pessoas, isso irá me trazer sensação de plena satisfação, que serei respeitada e não terei do que me envergonhar.

Mas no fundo eu sei que isso não é verdade! Porque sempre sentirei falta de alguma coisa.

Isso lhe parece familiar?

O que descrevi acima revela minha tendência a focar:  minha vida pautada no desempenho! A verdade é que mesmo que eu faça tudo certo eu nunca vou conseguir agradar a todos ou me sentir em plenitude! Humanamente isso é impossível!

A verdade é que eu sou cruel comigo mesma, eu crio expectativas sobre mim que os outros não criam.  É verdade que tem gente que espera mais de mim, mas eu não sei o que realmente essas pessoas pensam ao meu respeito. Eu só sei o que eu penso sobre mim. E é sobre este pensar que eu me avalio, por isso digo que sou cruel comigo mesma. Eu sou a minha própria algoz; eu é que espero dar conta de várias demandas e detono comigo.

Nesses momentos preciso de algo que me dê Esperança! Que me ajude a ver em outra perspectiva.

Há alguns anos anotei na contracapa da minha bíblia, uma frase de Brennam Manning do livro o Evangelho Maltrapilho, que diz assim: “a preocupação excessiva com a aparência e com a opinião dos outros a nosso respeito, frequentemente nos induzem ao pecado”. Fiz essa anotação para ler de vez em quando e me lembrar do que é importante.

Na sequência tem outra frase que copiei ali: “Deus não pode fazer nada por mim, enquanto eu não chegar ao limite das minhas possibilidades!” Oswald Chambers do livro Tudo para Ele.

Ao ler essas frases consigo lembrar que preciso sim fazer algumas coisas, mas não por causa dos outros, ou apenas para eu me sentir melhor. Preciso é lembrar que minha vida pertence a Deus. Que em Jesus encontro sentido e significado.

Quando chego ao meu limite, eu me rendo, não encontro em mim ou nos outros o que eu necessito; ao me entregar a Deus encontro paz, consigo ver a minha vida em nova perspectiva, Deus me ama não pelo meu desempenho, mas porque sou sua filha amada. A Bíblia diz que Ele me amou quando eu era perdida, quando não fazia nada certo. Nunca foi pelo que eu fiz, mas pelo que Jesus fez – isso é Graça!

Quando eu aceito a Graça, tudo fica suave, posso então fazer apenas o que Ele me pede para fazer, que alivio.

É verdade que tem dias que são difíceis, sinto vergonha de mim mesma. Mas lembrar do Amor de Deus, da Graça e da Pessoa de Jesus muda tudo. Jesus é a minha Esperança!

Minha incapacidade torna-se capacidade na força que Cristo me dá.

Minha culpa desaparece diante do Seu Perdão, posso me responsabilizar sem ser cruel. Jesus me dá direção e mostra o que eu devo fazer.

Minha tristeza transforma-se em alegria e paz. Como é bom descansar no que Deus faz por mim, então por sua misericórdia Ele faz por meio da minha vida algo maravilhoso, que me deixa admirada.

Enfrento altos e baixos, as vezes preciso ser lembrada de olhar para Jesus porque nele, minha vida ganha cor, sentido e direção. Espero que você possa também encontrar Jesus, ore e diga o que está em seu coração, você receberá!

“Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo. Deixem que eu lhes ensine, pois sou manso e humilde de coração, e encontrarão descanso para a alma. Meu jugo é fácil de carregar, e o fardo que lhes dou é leve”. Mateus 11:28-30

 Eliane S. Amaral

Comentários

Postagens mais visitadas