Proteja Sua Memória


Compartilhando algo que tem me ajudado a viver melhor comigo mesma...

“Alimente seus medos e sua fé morrerá de fome. Alimente sua fé e seus medos morrerão de fome.” Max Lucado


ü  
Proteja sua Memória (Augusto Cury)

Dr. Augusto Cury afirma que nossas memórias não podem ser apagadas ou deletadas.
Afirma que há duas formas de resolvermos nossos conflitos, traumas, transtornos psíquicos:
  •  Reeditar o filme do inconsciente. 
  • Construir Janelas paralelas às janelas doentias. 

A Pior maneira de proteger a memória é ter aversão ou tentar evitar os pensamentos.

Sugestões para proteger sua memória, seus pensamentos:

1. Ter consciência de que cedo ou tarde ocorrerão frustações por melhor que seja uma relação.

2. Doar-se sem esperar a contrapartida do retorno.

3. Desenvolver a Tolerância no sentido mais pleno, entendendo que por trás de uma pessoa que nos machuca sempre há alguém machucado. Quem dá mais desconto para os outros é mais feliz e saudável.

4. Não cobrar excessivamente dos outros. Quem cobra de forma exagerada planta janelas killer que bloqueiam a criatividade das pessoas que o rodeiam.

5. Não cobrar excessivamente de si mesmo. Quem cobra demais de si sabota sua felicidade, registra janelas traumáticas que aumentam os níveis de exigência para ser feliz, realizado, saciado. Torna-se carrasco de si mesmo.

6. Entender que perdoar é atributo dos fortes. Quem perdoa com facilidade protege a memória. Jamais se esqueça de que perdoar não é um ato heroico, mas um ato inteligente de alguém que procura compreender o que está por trás dos comportamentos dos outros, incluindo sua estupides, arrogância e erros.

7. Julgar menos e abraçar mais.

8. Não levar a vida a ferro e fogo, nem se guiar pelo fenômeno “Bateu-Levou”. Agredir quem nos agride retroalimenta a violência.

9. Proteger a emoção. Não deixar que ela se transforme numa “terra de ninguém”, que pode ser invadida por qualquer crítica, perda ou frustração.


10. Cultivar uma mente livre e madura capaz de cuidar da paisagem dos solos da memória. Você a cultiva? A grande maioria das pessoas vive ingenuamente, no mau sentido da palavra.


Um Eu radical parece forte por fora, mas é uma criança por dentro. Por desconhecer essas técnicas poderosas para proteger a memória, prepara uma sepultura para sua saúde mental e seu prazer de viver. Uma mente livre pertence às pessoas que vivem suave e serenamente que arquivam todos os dias belas janelas light. 
(In Vá mais Longe – Treine sua memória e sua inteligência/ Augusto Cury)

Comentários

Postagens mais visitadas