Outubro Rosa



“Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver. Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios. Os dias em que vivemos são maus; por isso, aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm”.
Efésios 5.15-16 (NTLH)

Outubro Rosa é um movimento internacional lançado na década de 90 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, onde um laço rosa foi distribuído aos participantes da primeira “Corrida pela Cura”, realizada em Nova York em 1990, e desde então, promovida anualmente na cidade. O objetivo é divulgar a importância da prevenção e cura ao câncer de mama.

O que é prevenção? Do latim ‘praeventĭo’, a prevenção é a ação e efeito de impedir, preparar com antecedência o que é necessário para uma finalidade, antecipar uma dificuldade, informar alguém de algo.

Prevenção é uma forma de minimizar riscos. No caso do câncer de mama, é o que chamamos de autocuidado. Ações simples, fáceis, que todas as mulheres podem fazer para minimizar os riscos de desenvolverem o câncer de mama e/ou fazer um diagnóstico precoce, favorecendo a completa cura da doença.

Autocuidado envolve a mulher tocar suas mamas mensalmente, sempre após a menstruação, ou em uma data especifica no mês; o controle da alimentação para diminuir risco com a obesidade; exercícios físicos diários e visitas anuais ao ginecologista para fazer exames preventivos, ultrassom e mamografia.

Cada vez mais mulheres têm sido beneficiadas com estes cuidados! São simples, mas poderosos em seus efeitos. Cuide de si mesma, essa é uma forma de você demonstrar amor a si, à vida e à sua família.

Quero encerrar com uma breve reflexão bíblica. A Palavra de Deus (citada acima), nos orienta a prestarmos atenção em nossa maneira de viver. Atualmente, há muita divulgação sobre como se prevenir, e todas nós mulheres podemos agir de forma preventiva. Essa é uma maneira de viver bem, aproveitando todas as oportunidades que Deus tem nos dado na vida.

Use o seu laço rosa!  Cuide-se, ame-se, previna-se.

Eliane S. Amaral
Terapeuta e Líder do Celebrando a Recuperação da PIB Jacarei


Comentários

Postagens mais visitadas