CELEBRANDO A RECUPERAÇÃO

Artigo Publicado no Jornal O Diário de Jacareí na Coluna Mais Vida de 03/07/2014

CELEBRANDO A RECUPERAÇÃO
“Só posso saber a meu respeito aquilo que tive a coragem de confidenciar a você”. John Powell
O ser humano tem necessidade de se relacionar. Ao observar a criação, no livro de Gênesis, pode-se perceber que o homem se relacionava com Deus antes da queda. Conforme o relato bíblico, Deus diariamente passeava no jardim do Éden para conversar com o ser por Ele criado. De acordo com Gary Smalley, isso explica a necessidade que o homem tem de se relacionar comum ser superior a ele mesmo.
Mesmo tendo a companhia de Deus no jardim, o homem ainda precisavainteragir  com alguém que fosse igual a ele. O Criador então disse:“Não é bom que o homem esteja só” (Gênesis 2.18).
Os relacionamentos são importantes na vida do ser humano. Há necessidade da relação com Deus e com as outras pessoas. O homem não foi criado para viver só; ele foi formado para viver em sociedade, em comunidade. Os grupos exercem significativa influência na vida das pessoas: a família, a igreja, o trabalho, a escola e os diversos ambientes sociais em que convivem.
Nos diversos relacionamentos e ambientes em que está inserido, o ser humano busca encontrar amor, aceitação, compreensão, importância e significado.
Todo indivíduo precisa de outro e, por meio de relacionamentos saudáveis,ele pode chegar ao autoconhecimento,  ao conhecimento do outro e de Deus, bem como ao desenvolvimento equilibrado das áreas emocional, espiritual e física de sua vida. 
Relacionamentos saudáveis necessitam de ambiente de confiança e autenticidade, onde uma pessoa tenha coragem de dizer para outra quem ela é e como se sente.
Pessoas procuram ajuda profissional para resolver seus problemas de depressão, ansiedade, conflitos de relacionamentos, vícios, dúvidas, fracassos no trabalho, sentimentos perturbadores e mágoas do passado. Esse tipo de apoio é bom, mas também existe a possibilidade das pessoas encontraremajuda entre seus próprios pares e companheiros de fé, como propõe o programa “Celebrando a Recuperação”.
O “Celebrando a Recuperação” é um programa que favorece a interação entre as pessoas, dentro de um ambiente seguro, onde a Igreja se apresenta como uma comunidade terapêutica, vivendo os princípios da mutualidade cristã. As pessoas são ensinadas e encorajadas a ajudar outras pessoas, cumprindo assim os mandamentos de Jesus: amor a Deus e amor ao próximo.
O “Celebrando a Recuperação”tem por base os 12 passos dos Alcoólicos Anônimos (AA) e as bem-aventuranças ensinadas por Jesus, no Evangelho de Mateus, capítulo 5.
Pessoas que reconhecem a necessidade de ajuda, encontram um espaço seguro e livre de tensão, onde é possível tratar seus sentimentos de inadequação, lidar com sua própria dependência e co-dependência, encontrar apoio, compreensão e buscar uma vida de equilíbrio e sanidade.
            Se você precisa de algum tipo de ajuda ou conhece alguém nessas condições, convidamos a dar o primeiro passo. Participe conosco do Celebrando a Recuperação,todas as sextas-feiras às 19h30, na Primeira Igreja Batista, situada à  Av. Avareí, nº 4  em Jacareí.

O que precisa ser mudado em sua vida?
É um hábito, uma ferida, uma tendência ou uma dificuldade?

Você se sente ferido?
Deus diz em Isaías 57.18: “Eu vou curar você”. 

Você está cansado de lutar?
Disse Jesus:“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.” – Mt 11.28

Celebrando a Recuperação, um lugar seguro para você!


Eliane dos Santos Amaral-  Graduada em Serviço Social e  Especialista em Terapia Familiar pela UNIVAP..

Comentários

Postagens mais visitadas