Perdão em Família

Artigo publicado na Coluna Mais Vida em 22 de Maio de 2014 no Jornal O Diário de Jacareí...


PERDÃO EM FAMÍLIA

Todos nós sonhamos com uma família perfeita! Imaginamos, por vezes, que as outras famílias são mais felizes do que a nossa. Isto é na verdade um grande engano. Não há família perfeita, mas há família saudável e feliz! Isso sim é possível.
Há algo fundamental para que uma família alcance um grau satisfatório de saúde e felicidade;estamos falando do perdão.
Conviver e aceitar as diferenças uns dos outros é, sem dúvida, um dos maiores desafios enfrentados nas famílias. Pois é na convivência, no viver com o outro no seu dia-a-dia, que as diferenças aparecem; e como é difícil aceitar alguém da mesma família que pensa e age de forma tão diferente da gente.É neste convívio que são criadas tantas expectativas e idealizações que geram grande frustração e dor.
É no seio da família que espera-se lealdade, cumplicidade, proteção e compreensão. Mas muitas vezes é ali que somos justamente machucados,com palavras malditas, abusos de diversas naturezas, traições, mentiras, entre outras coisas.
Por causa disso, então devemos desistir da família?  Não.  Talvez não seja possível teruma família perfeita, mas podemos ser uma família que sabe perdoar uns aos outros, e estender essa esperança do perdão às pessoas ao nosso redor.
O perdão é a chave para se ter uma família saudável e feliz.  Sem o perdão, ressentimentos e ira são escondidos nos relacionamentos e uma vida de superficialidade é estabelecida na família. Vidas marcadas pelo silencio, distanciamento e muita dor. É preciso aprender a perdoar. É preciso dar e receber perdão.
Na Bíblia lemos alguns textos bem interessantes que servem como norteadores para os relacionamentos familiares:
“Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo”.  Efésios 4.32

Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.   Colossenses 3.13
Philip Yancey, em seu livro "Maravilhosa Graça", diz que"o perdão é a única alternativa que pode deter o ciclo da culpa e da dor, interrompendo a cadeia da ausência da graça".
O que significa então perdoar?
O terapeuta familiar e pastor Josué Gonçalves afirma que:
·         Perdoar é um ato irracional aos olhos do homem natural. Qualquer pessoa que tentar compreender o perdão, apenas sob a perspectiva humana, nunca irá encontrar motivos para perdoar. Errar é humano, perdoar é divino! A Bíblia diz: "... Lembrem-se que o Senhor os perdoou, portanto vocês devem perdoar os outros (Cl 3.13; A Bíblia Viva). Perdoar é uma questão de obediência a uma ordem do Senhor.
·         O perdão não é uma emoção, mas uma decisão! É um ato de minha vontade, não de minhas emoções.
·         Perdoar é reconhecer que só Deus tem o direito de julgar. Na carta de Paulo aos romanos (Rm 12.19),  está escrito: Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor.É Deus quem pesa nossas causas em balança justa.
·         Perdoar é deixar prevalecer a graça, em vez da vingança. O sentimento de vingança faz da pessoa uma prisioneira, mas o perdão liberta o ofendido.
·         Perdoar é manter abertos os canais por onde fluem a confiança e o amor incondicional. 
·         Perdoar é uma reação positiva para com a ofensa, ao invés de uma reação negativa para com o ofensor. 
·         Perdoar é zerar as contas do passado. Não é negar que houve a dor, mas é abrir mão de cobrar seus direitos.
·         Perdoar é oferecer amor quando não há motivo para amar.  
·         Perdoar é dizer "não" ao ressentimento. Ressentimento significa sentir de novo, é como tirar com a unha a casca de uma ferida que já estava em processo de cicatrização. Quando não há uma atitude "perdoadora", a ferida nunca cicatriza, a pessoa vive com a dor.
·         Perdoar é reconhecer que todos nós estamos sujeitos a tropeços e quedas.

Viver em família exige coragem e disposição para perdoar! Perdoar não é fácil mas é necessário! Em Jesus é possível perdoar.  É Ele quem nos capacita para isso. Perdoe hoje e tenha uma família saudável e feliz!

Eliane dos Santos Amaral
Graduada em Serviço Social e Especialista em Terapia Familiar pela UNIVAP


Comentários

Postagens mais visitadas