Um convite para o Descanso

Artigo publicado no Jornal O Diário de Jacareí em 03/04/2014 na coluna Mais Vida...

O CONVITE PARA O DESCANSO



Como tem sido seus dias? Você chega ao fim de cada dia com fadiga, aborrecido, com uma sensação de inutilidade e tudo que você deseja é um bom banho e ir direto para cama dormir?Eu tenho a impressão que grande parte das pessoas termina seu dia assim: cansado!
Ao mesmo tempo observo que atualmente existem tantas coisas para poupar o nosso tempo, para economizar nossa energia, tantos recursos que deveriam deixar a vida mais “fácil”, talvez mais rápida, mas apesar das tecnologias e máquinas que fazem serviços para e por nós, ainda assim o cansaço parece dominar.
A internet ao mesmo tempo em que aproxima as pessoas e as poupa de tantos serviços com apenas um “click”, também as mantêm cativas e sempre ligadas;ninguém quer perder a vida e o que está acontecendo pelo mundo. O tempo todo, as pessoas estão sempre em alguma atividade, fazendo alguma coisa e a mente trabalhando.
Se você olhar para os recursos existentes dentro de uma casa, existe máquina para fazer quase tudoalimas,  ainda assim,  você pode encontrar uma quantidade enorme de mulheres, donas de casas e homens também que, simplesmente não conseguem dar conta dos cuidados domésticos.
A expectativa pessoal de que se dê conta da vida, que as obrigações diárias com casa, família, saúde, trabalho sejam todas atendidas têm causado muitas frustrações, desespero, medo e acima de tudo muito cansaço!
Em meio a essa realidade, algo particular me chama a atenção: um convite! E tenho a intenção de apresentá-lo a você neste instante. Leia as palavras abaixo:
"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".
(Texto Bíblico de Mateus 11:28-30)

            Palavras poderosas de Jesus Cristo! Palavras que pessoalmente me atraem! Jesus fez um convite que demanda uma decisão particular a todo que se sinta cansado e sobrecarregado. Ele convida para o descanso. Ele fala de si mesmo que é manso e humilde de coração. Ele promete um “jugo suave”.
            Essa decisão envolve ir até Jesus;a condição para ir é estar “cansado e sobrecarregado”! O convite diz: “Venham a mim”. É uma ação pessoal e intencional de ir. Como fazer isso na agitação do dia-a-dia? Essa ação pode ser silenciosa ou com palavras, uma simples oração no seu coração dizendo: “Jesus eu estou cansado, não agüento as pressões de todo dia, não consigo organizar meu tempo, família, amigos, emprego e vida, por favor, me ajuda, eu preciso do Senhor.” Uma verdade sobre Jesus é que Ele sempre nos ouve!
            Em seguida, o convite diz que é preciso tomar o jugo e aprender de Jesus. Ele usa um exemplo da agricultura, familiar aos seus discípulos, para ilustrar seu ensino. O jugo era uma armação de madeira colocada em um par de bois para que eles pudessem puxar um arado ou alguma outra carga. Era um dispositivo de balanceamento. Às vezes, um jovem boi precisava ser ensinado a trabalhar e, assim, ele era emparelhado com um animal de mais experiência.
De uma forma simples e bela o jugo ilustra a relação com Jesus Cristo. Jesus convida para um relacionamento pessoal com Ele. Ele ensina a equilibrar as atividades diárias, a priorizar o que realmente é importante. E à medida que a gente caminha ao lado dele, aprendendo a compartilhar o “jugo e o fardo” com Ele, a carga não desaparece, mas se torna mais leve e o descanso de fato acontece.
            Você quer aprender de Jesus? Você quer encontrar descanso para sua alma? Ore, peça a Jesus. E procure conhecê-lo através da leitura da Bíblia.
 A Primeira Igreja Batista em Jacareí pode e quer ajudá-lo em conhecer a Jesus. Todos os domingos, às 10h e 19h, na Avenida Avareí, 4,  há sempre um estudo sobre Jesus, lemos a Bíblia juntos! Você é nosso convidado, venha fazer uma visita, participe de um de nossos cultos e teremos um enorme prazer em recebê-lo.

Eliane dos Santos Amaral
Graduada em Serviço Social e Especialista em Terapia Familiar pela UNIVAP




Comentários

Postagens mais visitadas