NÃO PERMITA QUE A DOR LHE TIRE A ALEGRIA


Nos últimos anos tenho acompanhado algumas pessoas que tiveram suas vidas completamente reviradas pela dor. Como é bom e gostoso sonhar e planejar nossas vidas; interessante que a dor não é um item que faz parte destes sonhos e planos. Podemos até considerar que nem tudo será um “mar de rosas”, até dizemos frases do tipo “é claro que haverá problemas”, mas de fato nunca esperamos que realmente eles aconteçam.
Então, de repente, os planos se frustram, os sonhos desaparecem e dão lugar a dura realidade: um diagnóstico ruim, um relacionamento desfeito, uma perda, um acidente, uma injustiça, enfim um sofrimento desconfortável que não vai embora, uma dor latejante.
Conviver com a dor muitas vezes nos rouba a esperança, arranca de dentro de nós o ânimo da vida. Como viver sem que a dor lhe nos tire a alegria?
Não há fórmulas, a realidade é que a vida é feita de acontecimentos inesperados. Não podemos controlar tudo, mas podemos escolher como reagir a tudo isso.
Jesus disse aos seus discípulos: “No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo”. Jo.16:33. A Bíblia afirma que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito”. Rm 8:28
Não devemos negar a nossa dor, mas admiti-la e pedir ajuda a Deus. Um exemplo: “Deus, conceda-me a serenidade para aceitar aquilo que não posso mudar, a coragem para mudar o que me for possível”. (Oração da Serenidade)
Crer na verdade bíblica que Deus pode tomar as experiências ruins e fazê-las trabalhar para nosso bem. Crer nessa verdade é uma decisão positiva que pode ajudar a interromper nossa dor. Escolher aprender por meio dos acontecimentos dolorosos, em vez de desperdiçar nosso sofrimento ao permitir que isso nos torne amargos.
Jesus na cruz sentiu todo tipo de dor, mas Ele não permitiu que a dor tirasse a sua alegria, Ele confiou sua vida a Deus. Não permita que a dor lhe tire a alegria, confie toda sua vida a Deus.


Eliane dos Santos Amaral
Terapeuta Familiar/ Conselheira Cristã
(artigo escrito para Coluna Mais Vida do Diário de Jacareí)

Comentários

Postagens mais visitadas