Mansidão Não é Fraqueza



"Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra" (Mateus 5:5)

Quantas coisas em sua vida acontecem do jeito que você gostaria? Quando tudo foge ao seu controle, como é a sua reação?

Basta um breve olhar para o nosso dia-a-dia para termos muitos motivos para nos aborrecermos e percebermos que as coisas não acontecem como gostaríamos. Neste momento podemos escolher a nossa reação, sabia?

Confesso que minhas reações as vezes são de ira, braveza, me sinto ofendida e injuriada; por vezes sinto um desejo intenso de brigar e ofender quem está me contrariando seja em qual esfera da vida for.

Tenho aprendido que não sou responsável pelas coisas ruins que os outros fazem contra mim ou contra as pessoas que amo, mas sou totalmente responsável pelas minhas reações. Posso escolher como irei agir. E uma boa resposta nestas situações é a mansidão.

Li a seguinte definição sobre mansidão: “É uma atitude de humildade para com Deus e gentileza para com as pessoas – quando reconhecemos que Deus está no controle e que podemos confiar nele, mesmo quando as coisas não vão como gostaríamos. ” (George R.Knight)

Mansidão não é fraqueza. De fato, há muita confusão com isso. A fraqueza imobiliza a pessoa na direção de ações positivas, gera reações de ataque. A mansidão por outro lado, dá a liberdade da pessoa escolher a melhor ação para cada situação. Apesar da mansidão muitas vezes parecer passividade, ela não deve ser assim confundida.

No conhecido sermão da Montanha de Jesus, Ele afirmou que os mansos são felizes e herdariam a terra (Mateus 5.5). No grego a palavra: manso, significa "gentil", "ponderado" e "cortês", e implica o exercício do domínio próprio que torna essas qualidades possíveis. A palavra era usada para descrever a situação de um grande animal sendo controlado. Esse animal apesar de sua capacidade de usar a força, faz a opção de se submeter à autoridade, assim ninguém sai machucado da situação.

Tenho certeza que nosso mundo e nossas relações sociais, poderiam ser melhores, se individualmente escolhêssemos a mansidão como atitude em nosso cotidiano. Uma atitude de humildade, com gentileza mesmo que as coisas não aconteçam com planejamos ou gostaríamos que fosse pode fazer a diferença.

Convido você a rever suas reações e a ser manso em suas ações, sendo gentil, cortês e ponderado com o seu próximo no trabalho, em casa, no trânsito, aonde estiver. Lembre-se das palavras de Jesus: “Felizes são os de Espírito Gentil” (New English Bible) – Mansidão não é fraqueza!

Um grande desafio pra mim!

Eliane dos Santos Amaral
Terapeuta Familiar e Casal




Comentários

  1. Mansidao nao é fraquesa!é poder sobre controle ! Fruto do espírito santo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas