Minhas reflexões sobre o texto.... O real e o imaginário

O real e o imaginário

por Guilherme Ribeiro

 
Quem trabalha a sua terra terá fartura de alimento, mas quem vai atrás de fantasias não tem juízo. (Provérbios 12.11)

As fantasias padecem de um mal terrível: elas são manipuláveis, são fruto da nossa vontade. Imaginamos as fantasias como melhor nos favorecem. 
A terra, não. A terra está ali. É um fato dado, uma realidade que se impõe, independente da nossa vontade. É com essa realidade que temos que trabalhar, não com o imaginário.
E isso vale tanto para o trabalho quanto para as relações. Não dá para imaginar o que o outro está pensando. Temos de tomar pé da terra do outro. Saber o que é a terra e o que é a fantasia, pois entre um e outro pode haver uma distância enorme. 
A mesma coisa ocorre entre nós e Deus. Não fantasie um Deus. Tome pé. Acesse-o por meio de Cristo e conheça-o de fato.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Excelente reflexão escrita por Guilherme Ribeiro. Quantas vezes ficamos imaginando coisas, fantasiando as respostas do outros e criando expectativas irreais sobre o que nos cerca?

As fantasias além de serem manipuláveis, revelam o que vai em nosso interior, o quanto somos focados em nós mesmos, egoístas, verdadeiros tiranos narcísicos, o foco é o Eu!

As fantasias nos fazem sofrer, junto com elas estão: grandes desilusões, dores cruéis e aflições agudas! Tudo porque nós nos iludimos, nos enganamos.

A Bíblia chama nossa atenção em Gálatas 6. 7 - "Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá."

Não devemos nos enganar com as nossas fantasias e expectativas, vamos colher o fruto desses pensamentos e nossa colheita pode ser cheia de dor, aflição e angústia.

Viva na realidade! A verdade é dolorida muitas vezes, mas ela é  que cura e transforma! A verdade é terapêutica.

Jesus disse: "E conhecereis a Verdade e a verdade vós libertará" João 8.32

Reveja hoje seus pensamentos: Você tem vivido na Realidade ou no Imaginário?

Boa sexta-feira!
Abraço
Eliane


 

Comentários

Postagens mais visitadas