PARA ALÉM DOS CHOCOLATES, OVOS E COLOMBAS!


Coluna Mais Vida, Diário de Jacareí

Artigo desta semana: PARA ALÉM DOS CHOCOLATES, OVOS E COLOMBAS!

Ovos com recheios variados, chocolates dos mais diversos tipos e formas, trufas, bolos em formato de pomba com frutas ou pingos de chocolate... Quanta criatividade gastronômica por ocasião da Páscoa! Aproveitando-se disso, os estabelecimentos comerciais expõem esses saborosos produtos em grande quantidade e variedade e os nossos olhos se enchem de desejo de consumi-los. E, falando bem a verdade, quem não gosta de ganhar, saborear e até presentear pessoas queridas, nesta época, com essas delícias, não é mesmo?

Entretanto, quando sabemos o que é a Páscoa e o que verdadeiramente significa, não estabelecemos qualquer conexão dela com esses símbolos que, paulatinamente, ao longo da história, foram se agregando à nossa cultura. Bem diferente do ocorre hoje, na primeira Páscoa celebrada pelo povo de Israel, por ocasião de sua saída do Egito, os judeus se alimentaram de ervas amargas, não de doces; comeram pão sem fermento, em vez de bolos trufados e, ainda, o animal que marcou o evento, não foi o coelho, mas o cordeiro, cujo sangue foi aspergido nos batentes das suas casas.

A festa da Páscoa, instituída para ser anualmente celebrada pelos judeus, era tempo de recordar o sofrimento e amargura da escravidão vivida por eles no Egito, por isso comiam ervas amargas; era tempo de refletir sobre a forma apressada como saíram, por isso comiam pães sem fermento; era tempo, enfim, de adorar a Deus pelo término da escravidão e pelo grande livramento que tiveram ao atravessarem o Mar Vermelho. Anos mais tarde, no contexto da Páscoa, Cristo, o Cordeiro de Deus, foi sacrificado numa cruz, entregando-se espontaneamente e em amor pela humanidade, sendo ressuscitado no terceiro dia, após sua morte. Esse acontecimento sobrenatural, que marcou a história, deu à Páscoa o sentido de libertação dos pecados, de vitória sobre a morte e de renascimento para uma nova vida.

Essa é a razão por que, ao longo dos séculos, em reconhecimento ao que Cristo fez na cruz, a Páscoa tem sido celebrada pelos cristãos como um tempo de reflexão, de confissão, de arrependimento, de perdão, de mudança de atitudes, de renovação de esperança, de louvor e de ação de graças a Deus pela vitória sobre a morte e pela vida plena conquistada por meio de Jesus. Eis a verdadeira celebração da Páscoa, à luz dos evangelhos. É essa Páscoa que a PIB Jacareí vai celebrar neste domingo, 20 de abril, às 19 horas. E você é convidado a participar conosco deste momento especial.

Que os elementos visuais e gustativos apresentados pela sociedade como símbolos pascais, que tanto aguçam nossos sentidos para oferecer prazer e saciedade física, não nos afastem daquele que tem poder para saciar plenamente todas as nossas necessidades e que realizou o maior gesto de amor que alguém poderia fazer, dando sua própria vida por mim e por você.
“Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos”. João 15.13

Nilce Viana L C Sanches
Especialista em Psicopedagogia, Licenciada em Letras e Pedagogia

Comentários

Postagens mais visitadas