Lugar Seguro

Há alguns anos aprendi o conceito de Lugar Seguro.
Um Lugar seguro é um espaço adequado para eu compartilhar minha vida sem medo de ser julgada, rejeitada ou descriminada pelo que sou ou faço.
É um lugar de respeito, transparência, autenticidade e comunhão.
É um lugar onde posso me abrir e também ouvir o outro se abrir sem me preocupar em ter uma palavra para dizer, apenas ser um bom ouvido e deixar que Deus através do seu Espírito Santo ensine a cada um conforme Ele mesmo quer, ‘segundo a sua boa, perfeita e agradável vontade’ (cf Rm 12.2).
Aprendi que num lugar seguro ser eu mesma é mais fácil, pois posso me aceitar como eu sou e sei que sou aceita pelas pessoas que me cercam. Aprendi que quando eu falo a verdade a meu respeito e exponho meus erros eu me aproximo das pessoas e não as afasto. Percebi que a verdade dita pelo apóstolo Paulo é real num lugar seguro: “Pois quando eu sou fraco é que sou forte” (cf 2Co 12.10)
Descobri estando num Lugar Seguro que Deus ensina melhor do que eu, que Ele tem a melhor palavra que meus amigos precisam ouvir. Descobri que o que Deus quer de mim é que eu esteja presente, ouça e estenda minha compaixão, não meu julgamento ou orientação aos que me cercam.
Sem dúvida viver em um Lugar Seguro há riscos, pois conviver com humanos falhos como eu há sempre a possibilidade de machucarmos uns aos outros. Mas creia, vale a pena esse risco!
Também descobri que um Lugar só é Seguro se houver a presença de Cristo Jesus, pois Ele é o Lugar Seguro, é Ele que possibilita o encontro entre as pessoas. Mas é bom lembrar que neste encontro as pessoas precisam estar abertas para Jesus, abertas para si mesmas e para os outros.
Eu descobri que um Lugar Seguro fez muita diferença na minha vida. Hoje conversei por alguns minutos pelo telefone com a minha irmã e nós falamos sobre a importância das conversas no Lugar Seguro, como compartilhar nossas vidas em um Lugar Seguro nos ajudou com a gente mesma e com os outros. Compartilhar num Lugar Seguro faz bem para alma, nos ajuda a crescer e a fazer as mudanças que são necessárias em nós mesmas.
O que faz um Lugar ser Seguro é a presença de Jesus e a disposição das pessoas em compartilhar suas vidas umas com outras.
Ouça a música abaixo, inspire-se a começar a viver no Lugar Seguro que é Jesus e proporcione Lugares Seguros em todos os seus relacionamentos.
Um abraço, Eliane.

Há um Lugar
Helóisa Rosa


Há um lugar de descanso em ti
Há um lugar de refrigério em ti
Há um lugar onde a verdade reina, esse lugar é no Senhor

Há um lugar onde as pessoas não me influenciam
Há um lugar onde eu ouço teu Espírito
Há um lugar de vitória em meio à guerra, esse lugar é no Senhor
Esse lugar é no senhor (4x)

Há um lugar onde a inconstância não me domina
Há um lugar onde minha fé é fortalecida
Há um lugar onde a paz é quem governa, esse lugar é no Senhor
Há um lugar onde os sonhos não se abortam
Há um lugar onde o temor não me enrijece
Há um lugar que quando se perde é que se ganha, esse lugar é no Senhor Jesus!

Tu és tudo o que eu preciso, Jesus! Eu te preciso

Comentários

Postagens mais visitadas