Maturidade



Há alguns dias eu estava fazendo uma leitura em alguns capítulos do livro de Josué e no capítulo 5 um texto me chamou muito a atenção, quando o povo de Israel está prestes a entrar na terra prometida, o verso 11 relata uma marca de passagem, observe o texto – “Depois disso os israelitas não tiveram mais, maná porque ele parou de cair do céu. Desse ano em diante, eles começaram a comer os alimentos da terra de Canaã.” Josué 5.11

Cada Israelita passou a comer daquilo que a terra iria produzir, conforme a plantação de cada um. Fiquei pensando o que será que isso significa?
Pensei que talvez esse seja um sinal de maturidade, acho que uma atitude individual a respeito do que fazer com os recursos que Deus coloca a minha disposição.
Um sinal de responsabilidade, eu sou responsável por tudo aquilo que Deus me dá como recurso, como vou usá-lo, empreender e colher é responsabilidade minha.
Para os Israelitas até aquele momento Deus era responsável por toda alimentação, mas as coisas foram modificadas, eles estavam recebendo recursos, mas o trabalho de arar a terra, semeá-la, cultivá-la era responsabilidade de cada família. Eles tinham tudo que precisavam para viver, mas eles deveriam desfrutar desses recursos empregando-os da melhor forma possível. Eles tinham a responsabilidade de usá-los com maturidade e sabedoria.
Creio que isso seja real para mim e para você hoje também, recebemos de Deus todos os recursos também, como usamos é de nossa responsabilidade.
No caminho da recuperação não é diferente, temos como promessa a completa restauração de Deus, Jesus veio nos dar vida em abundância (João 10.10), Ele veio nos liberdade (João 8.32). Também temos a garantida que já recebemos tudo que precisamos para viver conforme 2Pedro 1.3 “Seu divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.”
No Caminho da Recuperação é necessário assumir nossa parcela de responsabilidade e viver conforme a maturidade que já recebemos em Cristo Jesus.
Pr Rick Warren menciona que em recuperação é preciso parar de brincar o jogo da vitimização “acusar e desculpar”, é necessário enfrentar nossas próprias escolhas ruins e trabalhar com o que é possível fazer a respeito. Ele afirma que: “Nós não podemos controlar tudo o que acontece conosco, mas podemos controlar nossas respostas. Este é o segredo da felicidade! Quando deixamos de gastar tempo nos desculpando, colocando a culpa em algo teremos mais energia para corrigir o problema. Quando paramos de esconder nossas próprias faltas e paramos de atirar acusações em outras pessoas ou em Deus, então o poder restaurador de Cristo pode começar a trabalhar em nossas mentes e emoções.”
Assuma a responsabilidade pela sua vida e viva em Maturidade!
Tenha uma abençoada semana.
Um abraço
Eliane

Comentários

  1. É um processo doloroso, mas poder colher os frutos da obediência e submissão tem sido maravilhoso.
    Graças ao CR posso dizer que estou aprendendo a viver verdadeiramente um dia de cada vez, e a desfrutar da alegria e paz que só Ele pode me dar.
    Mas aprendi a orar como se tudo dependesse dEle, e a levantar e fazer a minha parte, como se tudo dependesse de mim...
    Gosto do livro de Josue da parte que Deus pede para retirarem pedras do rio para levantarem um altar, um marco... Tenho minhas pedras...
    Deus te Abençoe.
    Só por hoje!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas